SandraWosniak's Blog

Procedimentos da pesquisa de marketing

Quantos aos procedimentos a pesquisa poderá ser:

Operacional: “tem por princípio a investigação de forma sistemática e racional dos processos envolvidos na realização de uma atividade produtiva, com a finalidade de orientar a melhor opção para a tomada de decisões. A pesquisa operacional trata através do uso de ferramentas estatísticas e métodos matemáticos da otimização para a seleção do meio mais adequado para se obter o melhor resultado”. (NETTO, 2006 p.12)

Experimental: “viabiliza a descoberta de novos materiais, componentes, métodos, técnicas. Normalmente utilizada para obtenção de novos conhecimentos a partir de elementos atômicos, como também para se obter produtos de alta complexidade”. (NETTO, 2006, p.13)

Documental: “tem por finalidade conhecer os diversos tipos de documentos e provas existentes sobre conheciemntos científicos. Esses documentos normalmente não receberam tratamento prévio analítico, encontrando-se muitas vezes nos locais de origem. É efetuada essencialmente em centros de pesquisa, museus, acervos particulares e centros de documentação e registro”. (NETTO, 2006, p 13)

Bibliográfica: ” tem como principio básico conhecer as diferentes formas de contribuição cientifica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno. Normalmente o levantamento bibliográfico é realizado em bibliotecas públicas, universidades e especialmente em acervos virtuais – internet”. (NETTO, 2006, p 15)

Estudo de caso: “através de um estudo de caso é possível explicar ou descrever um sistema de produção ou sistema técnico no âmbito particular ou coletivo, assim, esse procedimento é considerado uma importante ferramenta para pesquisadores que tem por finalidade entender “como” e “por que” as coisas funcionam”. (NETTO, 2006, p 15)

NETTO, Alvim Antonio de Oliveira. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para a apresentação de trabalhos acadêmicos. 2 ed revisada e atualizada. Florianóplis. Visual Books,  2006.

10/05/2009 - Posted by | Metodologia da pesquisa científica |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário